GARRAFA DE VINHOS COM 750 ml – POR QUE?

 (029) Mauana Bistrô:

GARRAFA DE VINHOS COM 750 ml – POR QUE?

A principal divergência era entre o sistema métrico de unidades e o sistema imperial inglês, que era mais antigo. Os ingleses eram os maiores compradores de vinho dos franceses no século XIX e gostavam de usar como medida de volume o galão que equivale aproximadamente a 4,5 litros para arredondar.


Por esse motivo, os franceses adotaram o uso de caixas com seis garrafas de 750ml, que somadas equivalem a 01 galão. Para os britânicos era cobrada a caixa na equivalência de um galão e para os franceses não era um valor tão quebrado. A conversão funcionava melhor ainda, já que os barris de 50 galões imperiais (225 litros) rendiam 300 garrafas. Tornou-se assim vulgar esta medida.

O tradicional barril de Bordeaux possui capacidade de 225 litros e o de Borgonha 300 litros, dois dos mais utilizados no mundo. É um padrão e facilita o trabalho na adega. Naturalmente existem alguns menores ou maiores. Quanto menor é o barril, maior sua influência sobre o vinho.
 


Outra vertente fala que essa medida se popularizou, porque 01 quilo de uva produz 750ml de vinho. Sendo assim a garrafa de tamanho standard veio para ficar.

PARA ENTENDER MELHOR OS NÚMEROS:

· 1 cacho de uvas = 75 bagos
· 1 taça de vinho = 1 cacho de uvas
· 1 garrafa de vinho = 4 taças de vinho = 4 cachos de uvas = 300 bagos
· 1 videira = 10 garrafas de vinho = 40 taças de vinho = 40 cachos de uvas = 3.000 bagos

Somente em 1960 foi criado o Sistema Internacional de Unidades (SI) com a finalidade de padronizar as unidades de medidas. Um grupo com sete grandezas independentes, chamadas de grandezas de base. A falta de padronização de unidades de medida tinha causado muitos problemas ao longo da história. Alguns deles saíram caro.

Comentários